terça-feira, agosto 13

O poder de saber respirar.

Olá pessoinhas, como estão!?
Eu estou ótima, fazendo umas coisas ali e aqui. E tentando entender onde preciso chegar. Acaba acontecendo que a gente passa por N coisas que de certa forma, nos molda até chegar onde estamos, e quando aprendemos a respirar, se tornam mais fácil de serem ditas, sentidas e e transferidas. O autoconhecimento ele deve entrar dentro da gente, como um conhecimento de sabedoria, porque a sabedoria nos dá a lição de: Passo por isso, paro, estudo, entendo, escolho se vai fazer parte de mim, e ai sim, transfiro da forma que achei certo. E nada melhor do que buscar conhecimento, leituras e estudos. Eu tenho pensado bastante em quais livros procurar... Mas por enquanto, estou lendo sites e vendo canais no Youtube. Aprendendo a adquirir conhecimento. Minha conquista mais recente, é que comecei a jogar cartas, eu deveria ter começado a um tempo atrás, mas fiquei adiando durante um tempo, e finalmente comprei e dei um passo a frente, e sendo bem sincera, foi a melhor coisa que me aconteceu. Pois acho que nasci pra isso, espero.
O poder de saber respirar, é justamente falar sobre sentimentos! Sinto que é uma das piores coisas que sentimos, são emoções. você se sente num aglomerado de situações (principalmente se você tiver TDAH ou ansiedade ao extremo, entre outras coisas). Eu tenho aprendido a olhar pra mim como uma pessoa superável. Ano passado, eu morei sozinha, então tive que aprender a lidar com todo tipo de emoção e todo tipo de responsabilidade. E isso é algo que faço desde os meus 8/9 anos de idade. Sou uma daquelas crianças que aprendeu a se virar bem cedo, e com poucos recursos. Sem pessoas presentes para olhar por mim, ou ver o quanto eu precisava de um apoio. E ai, você cresce com um adulto meio amargurado (ou totalmente amargurado), você se vê tensa em situações, ou na beira do poço, porque é tudo o que você viveu: O desespero!
E ai, quando você busca se apaixonar, e acha que nunca será o suficiente para ninguém e começa a se sabotar. Quando quer começar algo novo, fica perdida, se achando sem direção, mesmo sendo muito boa naquilo que faz. Quando quer ser boa profissional, sempre acha que não está bom o suficiente, mesmo sabendo que está dando seu melhor, acima de tudo. Você sabe que chegou tão longe, mas sua mente vive sempre: VOCÊ NÃO É NADA DE TÃO IMPORTANTE!

O poder de saber respirar, é olhar pra tudo isso e IGNORAR. Inicialmente, você vai se ver como incapaz (porque eu sou assim de vez em quando). Mas o principal é entender em que momento isso acontece. O meu, acontece nas minhas TPM's, coisa que eu nunca tive e passei a ter com 24 anos para 25 anos de idade. E hoje, faltando dois meses para 26, continua piorando, mas é somente no período de  TPM. Por que fora isso, eu me vejo num lado tão bom da vida, que quando esse sentimento de tristeza acontece, eu fico me sentindo muito mal, porque fico me cobrando.

Mas acontece e precisa ser mudado. O que me ajuda a relaxar, é meditar. E olha, que minhas meditações tem sido bem profundas, com no mínimo 20 minutos de duração. Então praticar isso arduamente, pode ser um indicativo de melhora. Exercício físico? É bom também. E estudos, melhor ainda. Não é só sobre saber que tem um sentimento, é entender ele e tratar dele. Pequenas situações que podem melhorar seu humor, em menos de alguns instantes. Eu tive um baque de ansiedade, ante ontem, ontem e hoje. E finalmente hoje, escrevi sobre isso, e espero que tenha amenizado meu sentimento.

4 comentários:

  1. Ótimo post! Respirar é uma coisa tão simples, tão automática, que é até absurdo a gente esquecer de como fazer isso de forma consciente. É um excelente exercício e ajuda em tantas coisas. Concordo com você, sentir e lidar com emoções não é nada fácil, sempre tive muita dificuldade pra falar sobre elas, mas aos poucos vou aprendendo com o passar do tempo. É muito difícil nos policiar pra evitar as possíveis autossabotagens e nos lembrar que temos sim a nossa importância, tem que ser constante e verdadeiro. Entendo perfeitamente o seu desabafo e espero que tenha acalmado seus pensamentos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acalmei sim, e venho tentando mais e mais a cada dia que passa. Realmente, é difícil em algum momento, mas a gente tenta.

      Excluir
  2. Você escreveu...

    "Passo por isso, paro, estudo, entendo, escolho se vai fazer parte de mim, e ai sim, transfiro da forma que achei certo."

    Eu poderia dizer que esse trecho é como se fosse um pequeno resumo da vida. Pelo menos da minha é. Sempre passamos por situações chatas (e às vezes situações horríveis) e sempre temos que pegar o melhor delas, os aprendizados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os aprendizados é a melhor coisa, e as vezes, a gente passa tempo demais, só tentando acreditar.

      Excluir